2ª Temporada
Perguntas que ficaram em aberto após o midseason finale da 2ª temporada de Fear the Walking Dead
Nós sugerimos anteriormente que havia uma certa bravura na decisão do showrunner Dave Erickson de tomar um caminho totalmente diferente de The Walking Dead. Isso continua sendo verdade, mas algumas das decisões que estão sendo tomadas na série neste ponto só podem ser descritas como desconcertantes. Não é que Fear the Walking Dead seja apenas uma série completamente diferente de The Walking Dead, é que Fear the Walking Dead é uma série completamente diferente em seu midseason finale do que era três episódios antes. A personalidade de seus personagens mudou praticamente do dia pra noite. Os roteiristas estão jogando tudo pro alto e vendo o que cola no teto, e pouca coisa colou no midseason finale. No ano das mortes de mentira, temos mais duas para somar ao conjunto em Fear the Walking Dead, além de algumas decisões desorientadas de Nick e Travis.
Depois de uma segunda temporada que melhorou bastante, Fear the Walking Dead perdeu muito da boa vontade em seu midseason finale, e precisará trabalhar duro em agosto, quando a série retornar, para que o que aconteceu nesta semana faça sentido.
Aqui estão algumas perguntas que ficaram depois do finale.
Daniel está morto?
Daniel ficou completamente louco, teve visões de sua falecida esposa, e no final incendiou todo o vilarejo e, presumivelmente, ele mesmo. Ele estava parado no meio das chamas quando a vila pegou fogo. É para ele estar morto, certo? Talvez. Provavelmente. Ou talvez não. Nós nunca vimos seu corpo, e este é o universo de The Walking Dead, onde ninguém está vivo até que vejamos seu corpo. Madison só viu o cômodo onde Daniel esteve amarrado. É possível que Daniel tenha sobrevivido, de alguma maneira. O Story Sync da AMC parece sugerir que ele está morto; no entanto, no Talking Dead a produtora Gale Anne Hurd disse para não nos apressarmos: “na mente dos produtores ele não está morto”.
Celia está morta?
Idem para Celia. Ela foi deixada com os zumbis por Madison, e presumida morta. No entanto, nós não vimos seu corpo entre aqueles que Daniel queimou. (Nós sequer vimos o corpo zumbificado de Luis na cela da prisão) É teoricamente possível que Celia (junto com Luis) tenha fugido da cela quando Daniel abriu a porta para queimar o restante dos zumbis. Seria forçado, mas este é o mesmo universo onde Glenn Rhee escapou da morte se escondendo embaixo de um corpo e depois se esgueirando para baixo de uma lixeira. A menos que vejamos um corpo de fato, é impossível dizer. Além disso, o Story Sync não disse que ela estava morta, e alguém no Reddit viu uma possível rota de fuga. Na verdade, pode até ser que Celia tenha salvo Daniel no último momento. Lembrem que a última coisa que Celia disse para Daniel foi “Eu não quero que você se preocupe, Daniel. Eu vou cuidar de você. Tem um lugar aqui pra você.”
Claro, é possível que Celia quisesse dizer que cuidaria da versão zumbificada dele, e o “lugar aqui para você” fosse uma das celas.
Como Strand conseguiu entrar de novo na propriedade?
Nós vimos a enfermeira Ratched fechar o portão da propriedade para Strand. Alicia acenou em adeus a ele. Minutos depois, Strand estava dirigindo uma caminhonete do lado de dentro para pegar Madison, Alicia e Ofelia. Como ele conseguiu entrar? É um erro de continuidade? No último momento do episódio nós vemos Strand saindo pelo portão, aquele que tinha sido trancado com ele do lado de fora. Isso parece um roteiro desleixado.
O que diabos está acontecendo com Nick?
A situação de Nick é diferente de qualquer coisa que já vimos no universo de The Walking Dead. Ele acha que é invencível. Ele acha que pode andar entre os zumbis para sempre. Ele se recusou a escapar com Madison e Strand. O que Nick acha que vai fazer? Viver o resto dos seus dias com os zumbis? Passar o tempo com os zumbis queimados de Celia? Se Celia estiver morta, não tem mais ninguém para protege-lo dos residentes que sobreviveram. Por que ele ficaria? Ele enlouqueceu completamente? Os roteiristas assassinaram totalmente o melhor personagem?
Nick continua a tendência de personagens com transformações repentinas. Em apenas dois episódios ele se tornou um líder de culto zumbi. Chris praticamente virou um psicopata da noite pro dia, e Daniel ficou louco e começou a ouvir vozes em apenas dois episódios.
Chris é um psicopata?
Ele fez um menino de refém. Mentalmente, Chris já era. Travis está ficando com ele por obrigação, mas sabe que ele já era. Será que existe uma chance dele voltar ao normal? Talvez. Enquanto isso, onde Travis e Chris vão viver? Da última vez que os vimos, eles estavam vagando do lado de fora dos portões. Qual é o plano deles? Simplesmente andar por aí até que Chris encontre seu juízo? Sinceramente, esse plano não faz o menor sentido. É desconcertante.
Será que Madison, Alicia e Strand realmente irão embora?
Presumivelmente, o plano de Madison e Strand é levar Alicia e Ofelia de volta para o barco e dar o fora de Baja, México. Será que eles vão deixar Travis, Chris e Nick para trás (e potencialmente Daniel)? Será que a segunda metade da temporada mostrará o elenco central dividido? Se Madison e Strand voltarem para o barco, como eles conseguirão reencontrar Chris, Travis e Nick novamente? O que está acontecendo nessa série?
Fear the Walking Dead é uma história sobre zumbis ou sobre fantasmas?
Tem alguma coisa bem estranha acontecendo aqui com o sistema de crença de Celia, e agora de Nick. Eles acreditam que zumbis são os “transformados”, mas não mortos. Apenas no “próximo estágio da vida”. O que isso significa? Eles esperam que os zumbis saiam disso em algum momento? Que Deus vai transforma-los de volta neles mesmos? Porque Deus não vai. Nós vimos seis temporadas de The Walking Dead. Os zumbis apenas continuam a apodrecer. Eles continuam a matar. Eles acham que os zumbis vão eventualmente apodrecer e virar fantasmas? A maneira pela qual a religião deforma a mente em um apocalipse zumbi é algo que The Walking Dead não explorou, e não é algo que Fear tenha explorado muito bem.
Serão Strand, Madison, Alicia, etc., os verdadeiros monstros?
Existe uma teoria de que os reais vilões nessa história são Madison, Strand e o resto deles. Serão eles os monstros? Eles parecem matar praticamente todas as pessoas que encontram. Madison basicamente deu Celia para os zumbis. Daniel incendiou o vilarejo inteiro. Chris quase matou uma criança. Strand admitiu que usa os outros para seus próprios objetivos. Eles não são exatamente boas pessoas. Por outro lado, a velocidade na qual as personalidades dessas pessoas mudaram sugere que a série não foi muito bem pensada. Considerando os eventos do midseason finale, sugerir que eles são vilões em sua própria história é dar muito crédito para os roteiristas a essa altura.
O que vem a seguir?
Nada faz sentido nesse mundo. Eu não tenho ideia do que vem agora, mas será interessante ver se Erickson consegue colocar as coisas nos eixos quando a série voltar. Parece que ele mesmo se colocou em uma enrascada. Como ele sairá disso na segunda metade da temporada? O trailer para o próximo episódio sugere algum tipo de deus da guerra, uma viagem para Tijuana, e talvez até Nick retomando seu vício. Além disso, a enfermeira Ratched ainda está viva. Desconcertante.
Fiquem ligados aqui no FEAR the Walking Dead Br e em nossas redes sociais @FearWalkingDead (twitter) e FEAR the Walking Dead Brasil (facebook) para ficar por dentro de tudo que rola no universo de Fear the Walking Dead.
–
Fonte: Uproxx