2ª Temporada
Promovendo a 2ª temporada de Fear the Walking Dead: Entrevista com Lorenzo James Henrie e Mercedes Mason
A convite do AMC, nós tivemos a oportunidade de reencontrar e conversar com o elenco de Fear the Walking Dead em uma coletiva de imprensa para promover a segunda temporada da série. O evento aconteceu em Beverly Hills, Califórnia, no hotel Four Seasons, em Março. Jornalistas do mundo inteiro se reuniram para conhecer um pouco mais sobre a história do novo ano e dos personagens de cada um dos atores que se fizeram presentes. Abaixo você confere os detalhes das entrevistas com Lorenzo James Henrie (Christopher Manawa) e Mercedes Mason (Ofelia Salazar).
• [PARTE 1] Entrevista com Alycia Debnam-Carey e Frank Dillane
• [PARTE 2] Entrevista com Kim Dickens e Colman Domingo
Para apresentar a segunda temporada, vocês podem nos falar o que os deixam mais empolgados sobre seus personagens entrando nessa nova fase? Ambos são tão poderosos. E nós veremos mais da Ofelia?
Mercedes Mason: Nós veremos mais da Ofelia. Ofelia agora está num ponto que ela perdeu sua mãe, como vimos no fim da primeira temporada. Ela não confia em seu pai porque o vê como um monstro no momento. Então ela está órfã de certo modo. Ela também está ferida fisicamente, então agora que ela não sabe em quem confiar, ela é meio que uma observadora. Você a verá num precipício, mas ela está tentando ficar na sua para descobrir em quem pode confiar e diferenciar os amigos dos inimigos. Mas vocês definitivamente verão mais de Ofelia no decorrer da história.
Lorenzo James Henrie: Eu acho que logo no primeiro episódio da segunda temporada vocês verão Chris num péssimo estado, assim como Ofelia, a personagem de Mercedes Mason. Ambos perderam suas mães e você realmente vê uma mudança em Chris, e ele começa muito mal, tentando aceitar a realidade de… você sabe, seu pai tirando a vida de sua mãe. Então como um menino de 16 anos aceita essa realidade? E ele está tentando achar seu lugar nesse novo mundo e tentando racionalizar as coisas que estão acontecendo.
Mercedes Mason: Imagina se ele estivesse totalmente ok? Tipo, estou bem.
Lorenzo James Henrie: Está tudo bem.
Mercedes Mason: Meu pai matou minha mãe. É terça-feira.
Lorenzo James Henrie: O que temos para a janta hoje? Sushi.
Obviamente, a primeira temporada teve grande sucesso, foi muito bem. Esta é uma temporada mais longa e será igualmente um sucesso. Então, claramente, se há um maior investimento, há uma história maior, não será apenas em terra firma, e não será apenas em Los Angeles, será uma jornada. Fazendo parte disso como atores, vocês notam o fato que este é um negócio maior, tem mais investimento na história, tem mais investimento financeiro e essas coisas? Vocês sentem isso no set de filmagens?
Lorenzo James Henrie: Eu acho que todos nós sabemos da realidade dos investimentos na série e do que está acontecendo, quem ganha – eu vejo isso como um time esportivo, todos fazem parte desse time, temos nosso treinador, nossos assistentes e todos fazem parte dele tentando trazer nosso melhor resultado, e tentando ganhar a Stanley Cup.
Mercedes Mason: Eu não acompanho esportes então não vejo desse jeito. Nós todos estamos cientes que estamos participando de algo bem maior dessa vez. Mas acho que pelo menos para nós atores – Eu falo por todos nós, espero que todos concordem – é mais empolgante porque é tipo um acampamento de verão para nós.
Lorenzo James Henrie: Discordo!
Mercedes Mason: É tipo um acampamento de verão. Nós podemos ficar conversando, nós estamos em diferentes lugares dessa vez. Então isso realmente nos ajuda a nos unir e, como atores, é muito bom mergulhar nos personagens de verdade – nós aprendemos um pouco mais todos os dias e podemos conhecer mais nossos personagens. Então, pelo menos para mim, é mais empolgante.
Lorenzo James Henrie: É empolgante e eu acho que a primeira temporada não focou muito nisso. Foi tipo, oh, a série será um sucesso. Nós apenas levamos isso um dia de cada vez.
Mercedes Mason: É o grande esquema da série.
Lorenzo James Henrie: Nós viemos da nave-mãe The Walking Dead, eu não sei, então eu não acho realmente que não falamos sobre isso. Nós apenas levamos um dia por vez.
Mercedes Mason: Mesmo assim, boa pergunta.
Perguntei a alguns dos seus colegas mais cedo e quero saber suas respostas também. Vocês estão trabalhando com o Maestro Rubén Blades. Queria saber se vocês conhecem sua música, e se sim, o que acham dela, e quero saber também se vocês aprenderam a falar espanhol em Baja?
Mercedes Mason: Eu conhecia o trabalho do Rubén. Obviamente, ele é uma lenda. Me senti abençoada por trabalhar com ele. Ele é incrível. Ele é bem divertido no set também. Nos intervalos entre as cenas nós discutimos e decidimos onde queremos ir com a cena antes de entrar no set, então ele é muito bom de se trabalhar, nós meio que chegamos as mesmas conclusões juntos, tipo, eu quero fazer isso, como você vê a cena ou o que você acha que está acontecendo? E, é claro, nós estamos tentando ir juntos a um de seus concertos. Imagina? Deve ser incrível.
Lorenzo James Henrie: Nós fomos jantar uma vez no México, e uma banda começou a tocar uma música e ele estava cantando.
Mercedes Mason: Nossa, foi maravilhoso. Sim, nós estamos tentando fazer vocês imaginarem como foi.
Lorenzo James Henrie: Sim, ele é tipo uma criança. Rubén é ótimo. Eu sabia quem ele era antes, e ele está num filme que um amigo meu produziu, Eduardo Verástegui, outra produção mexicana que ele fez parte foi For Greater Glory. Eles se conheciam, então nós conversamos sobre isso logo de cara. E Rubén é apenas ótimo. Ele é tipo um poeta. Ele é tipo um sábio político dentro e fora dos sets.
Mercedes Mason: Sim, eu ouvi falar dele antes. Eu trabalharei no último filme de Elizabeth Peña antes dela falecer, e de alguma forma seu nome surgiu e foi quase como se ela soubesse que eu trabalharia com ele. Ela estava cantando suas músicas, então eu meio que o conhecia antes mesmo de conhecê-lo.
Lorenzo James Henrie: Sua esposa está lançando um álbum. Parece que será maravilhoso.
Vocês aprenderam espanhol?
Mercedes Mason: Eu estou aprendendo porque infelizmente nunca me ensinaram em casa. Nós focamos no inglês, inglês, inglês para tirar o sotaque e essas coisas. Mas eu estou aprendendo e é ótimo estar na cultura e rodeada dela, porque isso ajuda muito.
Lorenzo James Henrie: Eu estou tentando aprender. Eu colo notas no meu quarto, na porta, e para o cabelo e maquiagem.
Como o sucesso da série afetou suas vidas? Vocês são parados na rua? Alguma história de fãs?
Mercedes Mason: Sim, com certeza. De vez em quando eu… nossa, não deveria ter respondido essa pergunta. Eu sou uma pessoa louca e no meu Vine eu faço essa personagem para tirar essas coisas malucas da minha cabeça que se chama “my weird cousin twice removed”. Então literalmente tem um bando de pessoas no aeroporto me parando e pedindo para fazer a “weird cousin”. Eles ficam tipo, nossa, ok, tanto faz, agora você pode fazer a “weird cousin”? Então eu tenho isso, mas sim, o sucesso da série começou a crescer, e assim que lançamos a primeira temporada, eles foram os fãs mais fofos.
Eles perguntam algo em particular sobre a série?
Mercedes Mason: Sim. O que acontecerá? O que tá acontecendo? O que você pode me contar? Então nós matamos muitos. Eu disse a eles, mas eu matei todos eles. Você nunca encontrará seus corpos então está tudo bem.
Lorenzo James Henrie: Sim, essa temporada mudou completamente minha vida. Eu tenho feito isso minha vida inteira, esta tem sido a maior oportunidade, é uma grande bênção, e você sabe que a interação com os fãs é legal. É assim, eu cresci com meu irmão mais velho que é uma estrela da Disney. Então cresci com as pessoas sempre indo falar com ele e depois ah, ali está seu irmão Lorenzo. E foi legal ele ter vindo ao meu evento, e é sempre divertido conhecer os fãs. Alguém chegou em mim semana passada quando eu estava na Fry’s Electronics, e falou “Ei, Nick”. E eu respondi “oi”. Você é o Nick? Eles ficam perguntando se sou o Nick, e eu fico tipo, não. Eu não sou Nick. E aí essa mulher foi embora e depois voltou dizendo ‘eu quis dizer Chris, meu namorado disse Chris.’
Mercedes Mason: Ah não.
Lorenzo James Henrie: E eu falei sim, sou eu, Nick.
Mercedes Mason: Marsha, Marsha, Marsha.
Lorenzo James Henrie: Sim, então é sempre sobre o Nick, né?
Falando em Nick, como será o relacionamento entre ele e Madison nesta temporada depois da perda da sua mãe e, algo mudará?
Lorenzo James Henrie: Eu acho que Chris está num ponto em que todos não são seu pai. Mas o real tema de Chris é que ele está tentando ganhar afeto de todos, mas também tentando achar seu lugar na mesa de jantar. Onde ele se sentaria à mesa? Ele está tentando ganhar aprovação das pessoas e eu acho que não apenas do Nick e Madison, mas até mesmo da Ofelia. Eles têm muita coisa em comum, você sabe, ambos perderam seus pais.
Mercedes Mason: Não confiam nos seus pais.
Lorenzo James Henrie: Sim, nós não confiamos em nossos pais. Tudo é problemas com pai.
Mercedes Mason: Sim, venham trabalhar seus problemas com pai. Segunda temporada “Problemas com pai”. Eles tiveram que encurtar o título porque ela muito longo.
Lorenzo James Henrie: Episódio 2, “Problemas com pai”.
Mercedes Mason: Sim.
Eu quero perguntar a Lorenzo James Henrie sobre o relacionamento de Chris com seu pai nesta temporada. Agora que sua mãe morreu e Travis é a única pessoa, talvez a mais próxima, da família que está ao seu lado. E depois dos problemas que vocês tiveram na primeira temporada, como seu relacionamento se desenvolverá?
Lorenzo James Henrie: Eu acho interessante porque é um bom cenário que eles fizeram com a relação de Travis e Chris, porque quando Liza estava para morrer, ela disse “você tem que cuidar dele”. E se ele não tivesse um filho para cuidar e tivesse que matar sua mulher, não haveria esperanças para ele. Então, se Chris não existisse, ele não continuaria. Como algum pai continuaria? Mas sua vida continua, e tem essa dinâmica interessante que independente de onde estou psicologicamente e emocionalmente, eu sou seu filho e ele tem que cuidar de mim, mas ao mesmo tempo tenho que conviver sabendo que meu pai matou minha mãe e isso monta um cenário interessante.
Conversei com Cliff Curtis e ele nos disse que sonhou com zumbis na noite anterior. Eu quero saber se isso já aconteceu com vocês, se já sonharam com zumbis ou como isso afeta suas vidas de alguma forma?
Mercedes Mason: Eu já sonhei, é claro.
Lorenzo James Henrie: Sim, eu também.
Mercedes Mason: Ridículo. Eu me casei recentemente com um ator que também viaja muito, então quase nunca nos vemos, o que é uma loucura. E então é raro nós estarmos em casa na mesma hora, mas nós estávamos na cama. E então eu comecei a entrar naquele estado entre o sono e estar meio acordada, mas você não sabe diferenciar se está dormindo ou não, então tudo parece muito surreal, e algumas vezes eu meio que acordei no sonho e olhei para ele, ele tinha virado um zumbi, e eu começava a gritar na cama, que seria muito legal se você não tivesse que, toda vez que tem esse tempo com sua mulher, vê-la gritando quando olha pra você. Nós não duraremos. Nós duraremos. Nós duraremos.
Lorenzo James Henrie: Ele é um cara ótimo. Está no 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi.
Mercedes Mason: Sim, no 13 Hours.
Lorenzo James Henrie: O marido dela, vá assistir.
Mercedes Mason: David Denman.
Lorenzo James Henrie: Eu infelizmente não tenho histórias de sonhos. Isso é ruim, eu não sei o que fazer. Talvez eu devesse sonhar com zumbis. Eu adoraria lhes contar alguma história interessante, mas eu sou um tédio.
Mercedes Mason: Então inventa.
Lorenzo James Henrie: Deixa pra próxima.
Mercedes Mason: Não deixe a verdade atrapalhar uma boa história.
Lorenzo James Henrie: Eu sou ator. Eu deveria saber dessas coisas. Eu não tenho esses sonhos, não sei por quê. Tem tipo grilos quando estou dormindo.
Mercedes Mason: Eu tive um sonho que você estava sonhando.
Robert Kirkman disse mais cedo que ele adoraria ter Ed O’Neill na série em algum momento. Vocês têm alguma lista de atores ou atrizes que vocês adorariam ter na série?
Mercedes Mason: Minha escolha seria aleatória, tipo eu quero a Lena Dunham lá, apenas porque eu a amo muito, ou Chris Hemsworth porque eu o amo também. Querido Chris Hemsworth, nós dois não somos casados, mas eu te amo.
Tipo uma cena de amor com Chris Hemsworth?
Mercedes Mason: Sim, será que eu posso escrever isso? Você pode escrever, né?
Lorenzo James Henrie: Eu quero seu marido na série.
Mercedes Mason: Quer dizer, eu também quero.
Lorenzo James Henrie: Eu quero que ele interprete meu tio ou algum primo distante. Ele é um cara legal.
Mercedes Mason: Eu estou encrencada. Vamos fazer de novo. Sabe quem eu amaria ter na série? David Denman, ele é maravilhoso. Seria bem legal.
Lorenzo James Henrie: Seria.
Vocês se sentem seguros na série? Porque quanto mais popular você se torna, mais chances tem de morrer.
Mercedes Mason: Eu me sentia até agora. Mas sim, está sempre no nosso subconsciente né?
Lorenzo James Henrie: Sim, definitivamente está no nosso subconsciente, mas isso nos mantém apreensivo. É divertido.
Mercedes Mason: Sim, mas nós não temos pistas que nem no The Walking Dead, sabe? Eles se baseiam praticamente nos quadrinhos, mas nós não temos isso, e é meio assustador. Nós nunca sabemos, entende?
Lorenzo James Henrie: Sabe de uma coisa, nós temos que viver o presente porque não há essa coisa de passado, nem de futuro. Nós estamos no presente.
Mercedes Mason: Eu me desespero. Queria conseguir viver no presente.
Lorenzo James Henrie: Eu estou tentando filosofar.
No quesito morte, certamente The Walking Dead tem sido cada vez mais criativo. Se seus personagens morrerem, quero dizer, eu adoraria ver vocês na terceira temporada e tudo, mas vocês morrerem, como gostariam que fosse?
Mercedes Mason: Eu tenho uma ideia. Mas fala você.
Lorenzo James Henrie: Ah, eu tenho uma boa.
Mercedes Mason: Fala, fala, fala.
Lorenzo James Henrie: Você já viu Platoon? Willem Dafoe, ele estava em Platoon? Então, ele estava correndo na floresta no final e ele leva um tiro, e depois cai no chão. Assim seria lindo.
Mercedes Mason: Você quer que a cena seja sem camisa como foi no filme?
Lorenzo James Henrie: Sim, sim. Eu malharia muito para esta cena.
Mercedes Mason: Eu sou aparentemente menos legal e super violenta, eu quero cair nesse buraco de crise filosofal e existencial e talvez engolir uma granada, eu quero que todo mundo ganhe um pouco do meu cérebro.
Lorenzo James Henrie: Você me colocou esta imagem na cabeça.
Mercedes Mason: Agora você vai ficar com essa imagem, de nada, de nada.
Lorenzo James Henrie: Eu não quero comer sushi nunca mais, McDonalds.
Oi, minha pergunta é para Lorenzo. Sendo o ator mais jovem do elenco, quem é a pessoa que mais te influencia e te ensina dos seus colegas?
Lorenzo James Henrie: É difícil porque todos são muito inteligentes, sabe, não é só uma pessoa. Eu sou um peixe pequeno num grande oceano, todos são incríveis. Mas eu acho que obviamente passei mais tempo com Cliff Curtis e ele me ensinou muitas coisas, porque ele é um pai na vida real e nossos personagens – ele realmente leva a sério – nós dois levamos tudo a sério dentro e fora do set e nós estamos constantemente trabalhando, trabalhando, trabalhando, e conversando sobre filmes, sobre produção, história e arte. E ele tem definitivamente sido uma grande influencia em me ajudar a crescer como ator em me ensinar o que fazer porque, você sabe, você vê seus filmes e lembra dele. Você se lembra de Cliff Curtis. Ele me ensina a fazer de algo pequeno algo grande para que eu seja lembrado. Mas todos são incríveis. Eu e Mercedes Mason, na primeira temporada, fizemos a audição na mesma sala antes dos diretores nos chamar e passarmos juntos, quando vê estávamos num hotel em Vancouver juntos, mas ela é incrível. Todos, Kim Dickens é incrível, Frank Dillane, Alycia Debnam-Carey. É como uma grande família. Eu não posso falar só de uma pessoa.
Mercedes Mason: E hoje a noite nós assistiremos ao filme de Cliff Curtis chamado The Dark Horse, então vejam se puderem.
Vocês malham ou têm algum condicionamento físico? É uma série bem puxada.
Lorenzo James Henrie: Eu não quero mais malhar com essa garota. Conta a eles.
Mercedes Mason: Eu fui proclamada como a treinadora do grupo porque eu treinei Colman Domingo e depois treinei Alycia Debnam-Carey. Eu pego pesado. Eu perco a noção. Mas sim, tem muito levantamento de peso, muitas atividades de treinamento intensivo. Então sim, eu definitivamente fiquei um pouco fraca, então eu não quero mostrar meus braços agora porque eu tenho trabalhado muito. Eu sei que eu preciso treinar, mas não, quando eu estou no meu pico, eu tento manter minha porcentagem de gordura corporal baixa, mas você sabe como é: 80% dieta, 20% malhação. Eu poderia nocautear alguém até a morte.
Lorenzo James Henrie: Eu comecei a levantar pesos desde a última temporada.
Mercedes Mason: Ele tem mesmo. Você tem que ganhar uns músculos, sim. Nós já podemos ver as diferenças. É por isso que você quer aparecer sem camisa. Eu te treinei, você quer tirar a camisa e eu engolirei uma granada.
Lorenzo James Henrie: Ano passado em Vancouver eu perdi muito peso porque eu ficava trabalhando e esquecia que eu sou um desses caras que podem ficar o dia todo trabalhando, e eu não sei como, mas eu perdi muito peso. Quando eu cheguei de Vancouver a Los Angeles eu fiquei tipo nossa, eu estou muito magro, eu preciso engordar. Hashtag ganhos.
Mercedes Mason: Hashtag ganhos, sim.
A segunda temporada de Fear the Walking Dead estreia no AMC Brasil no dia 10 de Abril, às 22h.
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2ª Temporada
Revisitando a 2ª Temporada de Fear the Walking Dead
Atenção! O seguinte artigo tem caráter recapitulativo da 2ª temporada de Fear the Walking Dead. Dessa forma, há uma forte carga de SPOILER do segundo ano da série. Se você ainda não assistiu ou está assistindo, tenha ciência que dar continuidade a leitura é assumir o risco de informações não desejadas.
No mês passado – janeiro de 2019 – começamos uma saga que se estenderá até abril e que visa relembrar cada uma das temporadas de Fear the Walking Dead, antes da estreia de seu quinto ano (programado para junho). O artigo que descreve as motivações gerais, os antecedentes e resume cada um dos episódios pode ser conferido clicando aqui.
Bem, fevereiro está em seu último dia e com isso a responsabilidade com o compromisso urge. E aqui estamos nós para trazer para você a recapitulação da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Tais artigos servem tanto para aqueles que não acompanhavam a série e resolveram assisti-la apenas a partir do quarto ano (que foi responsável por um reboot) como para quem está por aqui desde o episódio Piloto, mas necessita refrescar a memória.
O segundo ano da série segue exatamente de onde a primeira temporada findou e traz uma inovação para o Universo Zumbi de Robert Kirkman, já que grande parte da temporada é filmada dentro de um iate em alto mar e demonstra para a audiência como o apocalipse se desenrola em um cenário totalmente afastado do rotineiro. Além disso, a série preserva a ideia de drama familiar, explorando as complicações vividas na família Salazar após a morte de Griselda e em como Chris e Travis curam as feridas deixadas após a morte de Liza.
A segunda temporada é tida como uma das mais lentas em desenvolvimento, mas é também a que mais apresenta enredos em seus quinze episódios. São tantos momentos e cenários diferentes, além de diversos conflitos com grupos inimigos, que parece que resumiram três anos em um.
Monstro
Monstro (Monster) foi um episódio escrito por Dave Erickson e dirigido por Adam Davidson. Em audiência, manteve números bastante próximos aos do final da primeira temporada, alcançando 6,67 milhões de espectadores na sua disponibilização original. Foi ao ar em 10 de abril de 2016.
Los Angeles está sendo destruídas por bombardeios da Guarda Nacional após a ativação do código cobalto. Nick, em um bote salva vidas, leva Daniel e Ofelia para o iate de Victor Strand. Quando retorna para buscar Madison, Travis e Chirs que haviam ficado na praia, o jovem Manawa se nega a abandonar o corpo da mãe. Assim, eles levam o cadáver junto para o Abigail.
Quando todos já estão sob o iate, Madison e Alicia observam uma embarcação próxima naufragando e se inclinam a ajudá-los, mas Travis e Strand alertam sobre os riscos que o novo mundo pode oferecer. Para tentar manter Alicia disposta nas boas ações, o padrasto lhe confere a função de utilizar um rádio para tentar comunicação com algum possível sobrevivente. É assim que ela começa a conversar com um rapaz chamado Jack que informa estar em um barco que está afundando com seu irmão. Ela passa a informação para o patriarca Manawa e implora que eles ajudem o novo conhecido. No entanto, Strand se nega a prestar qualquer tipo de socorro. Nesse meio tempo, Abigail passa por outra tripulação marcada por tiros sem nenhum sobrevivente, ao seu redor o mar está repleto de infectados boiando na água oceânica.
O velório de Liza é feito, em respeito a sua memória e para tentar manter a humanidade do grupo, entretanto, Chris se frusta com a situação e atira o corpo da mãe em alto mar. Todos ficam bastante abalados com a situação. Após isso, Chris se atira na água, mas é salvo por Nick.
Ao olhar no radar, Strand constata que há alguma coisa se aproximando deles.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Monster”.
Todos nós Caímos
Roterizado por Kate Barnow em conjunto com Brett C. Leonard, o episódio Todos Nós Caímos (We all fall down) foi dirigido por Adam Davidson atingiu 5,58 milhões de americanos. Foi ao ar em 17 de Abril de 2016.
Temendo que a embarcação que o radar apontou seja uma ameaça, o grupo ancora o iate próximo a um farol que viram durante a noite. Madison, Travis e os filhos descem na ilha ao verem que existem moradores no local. Enquanto isso, Daniel e Ofelia ficam com Strand no Abigail.
Na ilha reside uma família composta por George, Melissa, Seth, Willa e Harry. Nick, ao conhecer os integrantes da casa confessa para a irmã que sente que existe algum problema não aparente envolvendo aquelas pessoas. De manhã, ele se voluntaria a ir junto com Seth – o filho mais velho – fazer a limpeza das cercas, matando os infectados que se acumulam ali. Enquanto isso, Travis auxilia o patriarca da família a erguer novas barreiras para isolar ainda mais a ilha do contato externo. Madison, que continua na casa, tem uma conversa com Melissa, que lhe pede um favor bastante curioso: levar os dois filhos mais novos embora com ela no iate, justificando ser mais seguro para as crianças. Sua motivação a esse pedido se dá pelo fato de ela ter uma doença e que o marido e o filho mais velho não teriam predisposição de sair da ilha.
Enquanto Melissa entrega pertences dos filhos para Madison, Harry vem avisar a mãe que Willa está tendo um comportamento estranho. Ao chegarem no quarto, a garota está morta e uma discussão começa a afetar a família, com Melissa acusando Georgie de ter deixado pílulas (que mais cedo foram vistas por Nick que partiu a acreditar que o patriarca iria matar toda a família) ao alcance das crianças. Willa se reanima e ataca a própria mãe, que é mordida.
No meio tempo em que essa trama se desenvolve na ilha, Daniel demonstra não ter muita confiança em Strand e começa a vasculhar seus pertences no Abigail. É assim que ele encontra um revólver e um mapa do México, enquanto ouve Strand atender uma ligação e dizer que em pouco tempo estaria chegando no ponto determinado. Tudo isso desperta ainda mais as dúvidas que Salazar possui quanto ao verdadeiro caráter de Strand.
Com a situação confusa na ilha, Travis e Madison resolvem voltar para o Abigail levando com eles o pequeno Harry. Entretanto, quando o iate está prestes a dar partida, Seth chega no local apontando uma arma para todos e pedindo o irmão de volta. Daniel se prepara para matar o jovem, mas Madison acaba cedendo e deixando que o pequeno menino fique com o irmão. Abigail parte enquanto a matriarca dos Clark observa Seth e Harry voltando pelo pier enquanto Melissa reanimada vem em suas direções. Seth pede para que Harry fique acenando para Madison, enquanto, ao fundo, decreta a morte de sua mãe.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “We All Fall Down”.
Ouroboros
Com direção geral de Stefan Schwartz e roteiro de Alan Page, o terceiro episódio do segundo ano foi ao ar em 24 de Abril de 2016 e alcançou números ainda mais baixos que seu antecessor, tendo audiência de 4,73 milhões de espectadores nos Estados Unidos.
Abigail apresenta problemas em seu motor, e Travis se engaja no conserto. No interior da sala de comando, Madison e Strand discutem as descobertas de Daniel quanto ao destino final do iate, e Strand revela que estão seguindo para a Baixa Califórnia, estado mais setentrional do México.
Daniel, Alicia, Nick e Chris ao verem que na praia há destroços de um acidente de avião, resolvem investigar a localidade para encontrar suprimentos e medicamentos para Ofelia que ainda está ferida no ombro após um disparo feito por seu ex-namorado ainda na primeira temporada. Chris acha um sobrevivente da tragédia, mas constata que ele foi mordido nas costas e assim, decide por matá-lo. Enquanto isso, Nick descobre que se se cobrir com o sangue dos infectados, consegue passar despercebido por eles.
Quando uma horda de mortos invade a pequena praia onde estão, o reduzido grupo de sobreviventes precisa lutar por suas vidas e conseguem o auxílio de Alex (que trocou de nome entre o websódio e a série) e Jake que são remanescentes do avião. Após dominarem novamente o controle da situação, partem de volta para o Abigail com os dois novos aliados.
No iate, Strand se enfurece com a presença de pessoas novas e o grupo de adultos entra em discussão sobre a permanência ou não de Alex e Jake (que está febril) sobre a embarcação. Depois de toda a divagação do assunto, Madison coloca os dois sob um bote salva-vidas e os amarra ao Abigail para que sejam arrastados por ele até chegarem novamente em terra firme. Ao final do episódio, Strand vai até a corda que prende os dois a eles e a rompe, abandonando Alex e Jake em alto mar.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Ouroboros”.
Sangue nas Ruas
Sangue nas Ruas (Blood in the Streets) marcou a quarta semana do segundo ano do spinoff de The Walking Dead. Dirigido por Michael Uppendahl e escrito por Kate Erickson, o episódio que foi ao ar em 01 de Maio de 2016, contou com audiência de 4,8 milhões.
O episódio trabalha a dinâmica de presente e passado, trazendo flashbacks da vida de Victor Strand e esclarecendo um pouco mais sobre suas motivações ao encaminhar Abigail para o México.
Strand, no presente, envia Nick para a terra com a missão de encontrar um velho conhecido seu. É nesse episódio que vemos Nick desenvolvendo ainda mais a técnica de se cobrir com o sangue dos infectados. Lá ele conhece o amigo de Victor, Luis, e o guia até o iate.
Enquanto isso, pessoas chegam até o Abigail, sendo que uma delas é uma mulher grávida. Entre eles está Jack, o rapaz com quem Alicia havia falado anteriormente por rádio. Assim, eles se revelam piratas e rendem o grupo, os prendendo no interior do local e levando consigo Alicia e Travis. Victor, que estava escondido, ao perceber a situação tenta fugir com um bote salva-vidas, mas, com disparos, os piratas o fazem naufragar.
Nick e Luis chegam no iate e conseguem reverter a situação, matando duas pessoas e deixando um terceiro ferido. O grupo toma o homem ferido como refém para mais tarde o utilizar como moeda de troca por Alicia e Travis. Madison resgata Strand que continuava a boiar em alto mar.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Blood in the Streets”.
Aprisionados
Aprisionados (Captive) é o episódio de número cinco da temporada e traz o roteiro de Carla Ching ganhando vida através da direção de Craig Zisk. Foi ao ar em 08 de Maio de 2016 e alcançou 4,41 milhões de espectadores.
Enquanto Alicia é tratada como uma nova integrante do grupo pirata de Jack, Travis está preso em uma cela. No local, o Manawa vê Alex que lhe diz que passou as informações necessárias para os homens daquela embarcação acharem o iate de Strand quando Jake morreu e ela foi encontrada por eles.
No Abigail, Chirs acaba atirando no rosto do refém e revela para Madison que o homem está se transformando. Assustada com o comportamento do enteado, Madison procura Daniel para que eles pensem o que poderão fazer, já que não possuem mais o objeto de troca. Daniel então cobre a cabeça do infectado e diz para que Madison o leve daquela forma até os piratas.
Lá, Madison consegue fazer a troca. Quando os piratas tiram o capuz do seu homem, ele os ataca, mordendo o líder do grupo. Enquanto isso, no alto da embarcação, Alicia conversa com Jack e diz que não poderá ficar ali com ele, pulando no mar e sendo resgatada pela mãe.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Captive”.
Sicut Cervus
Com direção de Kate Dennis e roteiro de Brian Buckner, Sicut Cervus foi exibido originalmente em 15 de Maio de 2016 e acompanhado por 4,49 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
Strand precisa negociar com militares mexicanos para ter permissão de ingressar no território mexicano, mas um tiroteio se inicia, deixando dois militares e Luis mortos. Chegando em terra, o grupo encontra uma igreja e são atacados por alguns infectados. Madison é derrubada com um deles em cima de seu corpo ficando desacordada, enquanto Chris vê a cena e não move um dedo sequer para tentar auxiliar a madrasta, porém, Alicia vê sua mãe em perigo e mata o infectado.
O grupo chega a uma espécie de fazenda e são recebidos por Celia – mãe de Luis, que imediatamente pede que todos entreguem suas armas. Strand revela o motivo de estarem ali: tanto o barco, como aquela fazenda, pertencem a um homem chamado Thomas Abigail, que está no local e é namorado de Victor. Ao encontrá-lo sobre uma cama, Strand descobre que o amor de sua vida foi mordido e está prestes a morrer.
Alicia interpela Chris sobre o que aconteceu na igreja e ele pede para ela não contar a ninguém. Contudo, temendo o pior, Alicia revela a história à Madison. Madison diz a Travis que Chris tem agido de forma estranha e pode não estar bem.
Enquanto isso, Daniel descobre que Celia mantém alguns amigos e membros de sua família infectados presos na adega do local. E, no mesmo momento, a administradora da fazenda de Thomas tem uma conversa amigável com Nick, que tenta consolá-la pelo fato de Luis estar morto, mas Celia revela que ela crê que os infectados são apenas uma elevação humana concedida por Deus e por isso, eles precisam respeitá-los e ansiar pelo momento em que forem selecionados para o mesmo tipo de evolução.
Madison decide dormir com Alicia naquela noite, já que está preocupada com a segurança da filha, mas quando um tiro é dado no calar da noite, ambas acordam e se deparam com Chris nos pés da cama segurando uma faca. O tiro, na verdade, foi dado por Strand que teve que colocar um fim no sofrimento de Thomas.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Sicut Cervus”.
Shiva
Atingindo o marco de 4,49 milhões de espectadores, Shiva é o episódio que divide a primeira leva da história antes do hiato. Foi ao ar em 22 de Maio de 2016, tendo roteiro de David Wiener e direção de Andrew Bernstein.
Quando Celia descobre que Strand impossibilitou que Thomas se reanimasse, expulsa todos do local. Enquanto isso, após quase esfaquear Alicia e Madison, Chris desaparece e é procurado por Travis. Daniel começa a ter pesadelos e agir estranhamente, convocando Ofelia para que fujam do local. Nesse caminho, ele ataca alguns dos homens de Celia, os matando. Por fim, acaba sendo rendido e amarrado em uma espécie de porão.
Nick se cobre novamente de sangue e traz Luis reanimado para Celia. O ato do garoto é suficiente para que a mulher mude de ideia e conceda a todos, com exceção de Strand, a possibilidade de se manterem no local. Vendo a ligação do filho com Celia, Madison fala com Nick sobre sua disposição a explorar os mortos e pede para que ele fique longe da administradora da fazenda Abigail. Depois, a mulher leva Madison para a adega e lhe mostra os infectados que mantêm presos. Assustada e inconformada, Madison acaba prendendo Celia dentro da cela que abriga os mortos.
A pedido de Madison, Nick procura por Travis e Chris, mas quando os encontra, Travis diz que eles não voltarão, pois Chris precisa de ajuda, portanto ficará ao seu lado. Daniel começa a ter alucinações com sua falecida esposa, onde conversam sobre Ofelia. Ele consegue se soltar, caminha até a adega e coloca fogo no local, se espalhando pela casa inteira.
Strand – que havia ido embora após as ordens de Celia – reaparece em uma caminhonete e resgata Madison, Alicia e Ofelia. A matriarca da família Clark procura por Nick e o encontra vagando coberto de sangue. Ele diz que não irá com eles, pois Celia estava certa sobre os vivos serem os verdadeiros monstros. As famílias Manawa, Clark e Salazar encerram o episódio separadas e dando a entender que tanto Celia quanto Daniel foram consumidos pelo fogo.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Shiva”.
Grotesco
Andando sozinho pelas ruas mexicanas, Nick acaba encontrando uma pequena cidade e resolve se abrigar em uma casa que parece estar vazia. No meio da noite, no entanto, uma mulher e sua filha o expulsam do local e ficam com sua mochila de suprimentos. Ao amanhecer, Nick encontra alguns carros parados na estrada e vê um rádio no interior de um dos veículos, um jipe surge no horizonte, no entanto, interrompe a tentativa de Nick em resgatar o objeto e três homens são vistos por ele.
Um desses homens mata um senhor de idade que estava agonizando dentro de um dos carros sem pestanejar. Nick se assusta com a agressividade deles. Ele consegue fugir pelo deserto e descansa encostado num antigo carro. Flashbacks mostram momentos de sua vida antiga com sua namorada Gloria e reconstrói o momento em que Madison lhe fala que seu pai estava morto.
Ainda dormindo, Nick é atacado por dois cães que mordem sua perna o deixando ferido. Por causa do latido dos animais, uma horda se aproxima e Nick se vê obrigado a se esconder sobre um dos carros. Os cães atacam o grupo de infectados e acabam sendo devorados. Os mortos seguem para cima de Nick, porém o som de um buzina ao longe desvia sua rota. Ele decide se cobrir de sangue e andar no meio deles quando novamente encontra os três homens, que dessa vez, começam a eliminar os zumbis. Não conseguindo vencê-los, os três são devorados.
Exausto, desidratado e ferido, Nick cai na estrada e é visto por três pessoas em cima de um morro. Dois homens querem ajudá-lo, porém a mulher se recusa. Nick se alegra em apanhar água da chuva com a boca e pela manhã e encontra uma farmácia onde procura curativos para sua ferida. Os dois homens e a mulher chegam e lhe oferecem ajuda. Eles o levam até uma comunidade onde um médico cuida de seu ferimento. Por fim, Nick se alegra em ver crianças jogando bola e se junta a eles.
O enredo desse episódio focado em Nick foi escrito por Kate Barnow e dirigido por Daniel Sackheim. Grotesco (Grotesque) marcou o retorno da temporada em 21 de Agosto de 2016 e foi assistido por 3,86 milhões de espectadores.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Grotesque”.
Los Muertos
Los Muertos é um episódio que insere uma nova comunidade cheia de ideologias e princípios no que concerne o apocalipse zumbi e também traz o desdobramento da história de Madison, Strand, Alicia e Ofelia após fugirem da fazenda Abigail. Escrito por Alan Page e dirigido por Deborah Chow, Los Muertos teve audiência de 3,66 milhões de pessoas e foi exibido em 28 de Agosto de 2016.
Chegando à comunidade de Luciana nas proximidades de Tijuana, Nick fica bastante assustado ao ver um homem que havia sido mordido por um infectado ser expulso do local. A mulher explica que as pessoas infectadas são utilizadas para um bem maior: constituir uma espécie de muro de infectados que acaba por proteger os limites da comunidade. O líder da comunidade de Luciana, Alejandro, explica a Nick como os mantém unidos, dizendo que a praga dos infectados é apenas um teste de Deus e que nada acontecerá àqueles que possuem fé.
Depois, Nick acompanha Luciana em uma busca de suprimentos em um supermercado nas proximidades, que é controlado por um grupo de traficantes armados. Ao tentar furtar suprimentos, Nick é surpreendido pelos traficantes, mas ele consegue negociar por sua vida, oferecendo drogas. Luciana repreende Nick por sua imprudência, com medo do grupo de homens armados se irritar e atacar sua comunidade.
Enquanto isso, Madison, Strand, Alicia e Ofelia fogem da casa incendiada de Celia com a intenção de voltarem para o iate. No entanto, descobrem que ele foi roubado e buscam refúgio em um hotel próximo. Enquanto Alicia e Ofelia procuram por quartos, Madison e Strand ficam embrigados no bar e expressam suas frustrações com a vida. Enquanto isso, uma grande horda de infectados se aproxima da entrada do hotel.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Los Muertos”.
Não Perturbe
Não Perturbe (Do Not Disturb) foi o episódio com o menor número de espectadores do segundo ano da série, atingindo 2,99 milhões de pessoas no país norte americano. Tendo sido exibido em 04 de Setembro de 2016, teve roteiro de Lauren Signorino e direção geral de Michael McDonough.
O episódio inicia com um um flashback que remonta uma festa de casamento no hotel mostrado na semana anterior. Enquanto todos comemoram, um dos convidados tem um ataque cardíaco e morre. Em seguida, o homem se reanima e começa a atacar todos. Elena, a gerente do hotel, tranca todos em uma sala reservada para mantê-los em segurança.
No presente, tentando fugir dos infectados que invadiram o hotel, Alicia acaba encontrando Elena em um dos quartos. Ao descerem ao térreo, as duas mulheres se deparam com os sobreviventes da festa, que exigem as chaves do hotel em troca da vida do sobrinho da gerente – Arnold. No momento em que ela entrega as chaves requeridas, um grupo de infectados invade o recinto e Arnold, Elena e Alicia se refugiam atrás de uma porta, onde também estão Madison e Strand totalmente embriagados.
Longe dali, Travis e Chris circulam pelo México e acabam encontrando um grupo composto por três rapazes. Sorrateiramente, o jovem Manawa furta alguns mantimentos deles, o que os obriga a fugir do local antes de serem percebidos. Na tentativa de manter um bom relacionamento com o filho, Travis o ensina a dirigir. Contudo, são abordados pelos três sobreviventes vistos mais cedo. Em uma conversa amistosa, eles convidam os dois para se juntarem a eles.
Após partirem juntos, os rapazes e os dois Manawa param em uma fazenda para procurar mais suprimentos. Entretanto, o proprietário das terras aparece e atira em um dos rapazes. Chris, em reação, mata o fazendeiro. Travis fica perplexo com a frieza e monstruosidade do filho.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Do Not Disturb”.
Pablo e Jessica
O episódio inicia momentos antes que Madison e Strand tenham encontrado os outros. Os dois estão cercados pelos infectados, quando Madson tem a ideia de se cobrir com o sangue de um deles para passar. Chegando em uma outra parte do hotel, eles escutam os gritos de Alicia, Elena e Arnold e os salvam. Madison tem a ideia de limpar o hotel para que vivam lá por um tempo, mas para isso, precisa da ajuda de Oscar e os outros sobreviventes trancados por Elena.
Assim, Madison conversa com Oscar e aparentemente ele concorda em ajudar e dividir o hotel, com exceção da permanência de Elena, mesmo após Madison dizer que a gerente do local está totalmente arrependida. Na praia próximo ao píer, Alicia vê uma placa de proibição de nadar no local devido à correnteza e tem uma ideia. Com Madison, Strand e o grupo de Oscar, eles atraem todos os infectados do hotel até o píer para jogá-los no mar. Madison se oferece e consegue levar todos eles, saltando no mar e posteriormente sendo resgatada em um bote por Alicia e Hector, amigo de Oscar.
Durante o jantar no hotel, eles notam a ausência de Oscar e Strand vai procurá-lo. Ele o encontra nos quartos de lua de mel do hotel e Oscar diz que sua esposa, Jessica, está lá dentro. Strand conversa com Oscar e pede que ele o deixe por um fim nisso. Oscar abre a porta do quarto de Jessica e Strand entra.
Em contrapartida, em Tijuana, Nick ajuda Alejandro a fazer algumas drogas para o grupo de homens armados que disponibiliza os suprimentos para a comunidade. Luciana conta para o jovem Clark que ela e os outros dois homens que encontram Nick anteriormente buscavam por um amigo chamado Pablo, que havia sumido após um ataque dos traficantes. Ela lhe revela que naquele mesmo dia Francisco descobriu que Pablo havia sido morto e desmembrado pelo grupo dos Los Hermanos. No fim, Nick e Luciana acabam se beijando.
Dirigido por Uta Briesewitz e com roteiro de Kate Erickson, Pablo e Jéssica (Pablo & Jessica) alcançou 3,4 milhões de pessoas no dia 11 de Setembro de 2016.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Pablo & Jessica”.
Estátua de Sal
Dirigido por Geraldo Naranjo e com roteiro de Carla Ching, Estátua de Sal (Pilar of Salt) atraiu público estimado em 3,62 milhões. Foi exibido originalmente em 18 de Setembro de 2016.
Francisco e sua família vão embora da comunidade de Alejandro, mas são pegos pelo grupo dos traficantes. Flashbacks mostram Ofelia sendo pedida em casamento por seu namorado e conversando sobre a vida em Los Angeles com sua mãe. No presente, ela está na estrada com a picape de Strand partindo para os Estados Unidos. No hotel, Madison e os outros conseguem ligar o gerador de energia. Quando estão descansando em uma sala, a mãe de Jessica, Ilene Stowe, ataca Strand com uma faca, dizendo que ele tirou sua filha dela. Andrés, um enfermeiro presente, ajuda Strand, mas diz que ele precisará de mais medicamentos para melhorar.
Ilene é trancada em um quarto, enquanto Madison, Elena e Oscar partem para um lugar conhecido de Elena em busca de remédios. Depois de descobrir que Francisco foi embora, Alejandro faz uma reunião com o povo da comunidade e Nick diz que apenas a fé não trará Francisco de volta. Ele pede a ajuda de Reynaldo, outro morador para ir atrás de Francisco durante a noite. Madison, Elena e Oscar chegam no local. Ali, a audiência pode perceber que é o mesmo onde os traficantes entregaram suprimentos para Nick semanas atrás. Eles falam com Antonio, líder da lugar e irmão de Hector, que está no hotel e ele permite a entrada apenas de Madison e Elena.
Enquanto aguardam os remédios, as duas ouvem um homem interrogando Francisco, e Madison corre para saber o motivo, pois ela ouviu ser mencionado para ele alguém com os traços semelhantes aos de Nick. Elas são retiradas da sala sem respostas e vão embora. Na comunidade, Nick enxerga ao longe alguns homens armados observando. Madison, Elena e Oscar retornam ao hotel com os medicamentos e Madison tem a ideia de acender todas as luzes do hotel para chamar a atenção de Nick, caso ele ainda esteja vagando por aí. Alicia discute com ela e diz para ela esquecer Nick, pois ele escolheu outro caminho. Madison desliga as luzes do hotel, mas, não muito longe dali, Travis, agora sozinho, enxerga as luzes antes de serem apagadas.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Pillar of Salt”.
Data da Morte
Na manhã seguinte, os sobreviventes do hotel são surpreendidos por uma multidão nos portões que viu as luzes durante a noite e agora buscam refúgio, mas Madison e os outros se recusam a deixá-los entrar. Travis aparece no meio da multidão, é visto por Madison e tem sua entrada permitida.
Dias atrás, Travis cuida da perna ferida de James e enterra o fazendeiro morto por Chris. Naquela noite, Travis pede para Chris não se juntar com os Brandon e Derek, mas Chris o rebate. Uma semana mais tarde, os rapazes decidem deixar o México e ir para San Diego, apesar das advertências de Travis de que a cidade foi incendiada. No entanto, James ainda não está totalmente recuperado de sua ferida na perna e, portanto, não pode ser movido. Temendo que James seja assassinado pelos outros, Travis rouba a arma de Chris em uma tentativa de protegê-lo. Então, James diz a Travis que ele e seus amigos fizeram um acordo para garantir que nenhum deles se transformasse, e que ele foi o único que teve a coragem de matar um membro de seu grupo que foi mordido tempos atrás.
Ele acredita que seus amigos pensam que ele está morrendo, e que vão matá-lo por causa do acordo. Na manhã seguinte, Chris traz comida para Travis, mas Travis descobre que é um truque e cai numa emboscada armada para ele para que os rapazes possam executar James. Travis tenta convencer Chris a ficar com ele pela última vez, mas Chris vai embora junto com Brandon e Derek. De volta ao presente, Travis diz para Madison que falhou com sua falecida esposa, Liza, dizendo que cuidaria de Chris, e lamenta por nunca ter dito a ele que o amava antes dele partir. Em seguida, Madison conversa com Alicia e revela que o que matou seu pai no passado não foi um acidente de carro, mas sim suicídio. Mais tarde naquela noite, um novo grupo de sobreviventes chega ao hotel, entre eles, Brandon e Derek.
Data da Morte (Date of Death) é assinado por Brian Buckner e dirigido por Christoph Schrewe. Foi ao ar em 25 de Setembro de 2016 e acompanhado por 3,49 milhões de pessoas.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Date of Death”.
Ira
Ira (Wrath) é o décimo quarto episódio da segunda temporada e teve seu texto desenvolvido por Kate Barnow e veio à vida com direção de Stefan Schwartz, sendo exibido em 02 de Outubro de 2016 e assistido por 3,67 milhões de espectadores.
Chegando na fronteira entre o México e os Estados Unidos, o veículo de Ofelia se danifica e ela é obrigada a enfrentar alguns infectados que atacam. Quando percebe mais deles se aproximando, recolhe alguns suprimentos e vai embora a pé. Mais tarde, Ofelia atravessa a cerca da fronteira e é recebida a tiros por um homem misterioso.
Na comunidade de Nick, durante a noite, ele se prepara para sair escondido com Reynaldo e pega algumas drogas que fabricou com Alejandro para entregar aos traficantes. Quando chegam na comunidade dos Los Hermanos, descobrem que eles mataram Francisco e sua família, e que estão planejando matar todos de Tijuana, mas dão uma chance de irem embora de lá. Nick volta para a comunidade e conta os planos dos traficantes para Luciana e Alejandro na ala hospitalar, quando um paciente morto se reanima e ataca. Nick consegue matá-lo com suas próprias mãos, mas não antes do infectado morder Alejandro e mais duas pessoas. O jovem Clark se prepara para ir embora da comunidade e quer a companhia de Luciana, mas ela se recusa.
O grupo do hotel decide abrigaras pessoas que estão nos portões, estabelecendo que eles ficarão no estacionamento do local. Madison conversa com os dois garotos que chegaram ao hotel. Eles dizem que sofreram um acidente e que seu amigo motorista não sobreviveu. Ao dizer seus nomes e algumas características do motorista, Madison deduz que trata-se de Chris e que aquele grupo era o que estava com ele.
O médico do hotel, Andrés, se prepara para cuidar do ombro deslocado de Brandon, e para isso o leva para dentro, quando o restante das refugiados os segue acreditando que Brandon ganhará um quarto no hotel. Percebendo a movimentação, Travis reconhece os homens, corre até eles e pergunta onde está Chris. Madison e os outros levam Brandon e Derek para uma sala e Travis pergunta o que aconteceu com Chris. Eles contam a história do acidente com a picape e que Chris foi arremessado dela já morto. Travis não acredita, tranca Madison, Oscar e Andrés para fora da sala e agride os dois homens. Eles enfim revelam que Chris não morreu no acidente e sim que o mataram. Travis se enfurece e agride ainda mais os dois até a morte.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “Wrath”.
Norte
Norte (North) é o último episódio da temporada. Foi escrito por Dave Erickson e dirigido por Andrew Bernstein. Exibido no dia 02 de Outubro – na sequência do seu antecessor – teve público de 3,05 milhões de espectadores.
Madison impede a reanimação de Derek e Brandon enquanto Travis é levado por Hector e Elena para outro lado do hotel. Elena diz que Travis será expulso do lugar e Strand concorda, mas Madison e Alicia se recusam a expulsá-lo e decidem ir embora com ele pela manhã. Oscar, que também foi atingido por acidente por Travis, está inconsciente e Andrés cuida dele. Madison conversa com Travis e diz que matou Celia quando a trancou na adega com os infectados. Oscar morre e Hector e Andrés invadem o quarto de Madison atrás de Travis. Andrés aponta uma arma para Travis, mas Alicia o mata com uma facada no peito. Strand diz para eles irem embora imediatamente do hotel, entrega uma arma para Madison e diz que ficará bem.
Travis, Madison e Alicia estão na estrada e chegam na comunidade dos traficantes, agora limpa e vazia. Eles encontram os corpos da família de Francisco e procuram algum sinal do endereço da comunidade onde Nick pode estar.
Enquanto isso, na comunidade, Alejandro está morrendo e Nick tenta novamente convencer Luciana a ir embora com ele. O líder reúne os moradores e conta sobre o ataque dos traficantes, mas diz que eles ficarão na comunidade e que irão resistir, enquanto Nick vai embora.
Algum tempo depois, Nick retorna e diz para Alejandro libertar seu povo, pois encontrou ao Norte um novo acampamento com sobreviventes. Pela manhã, os traficantes chegam em Tijuana, passam pelos infectados que a rodeiam e notam que o lugar foi abandonado. Alejandro fica para trás e tira o ônibus da cerca permitindo a entrada dos infectados que atacam os homens. Travis, Madison e Alicia chegam na comunidade e encontram todos mortos. Alicia encontra Alejandro no ônibus, e, antes de morrer, ele conta o paradeiro de Nick.
Nick, Luciana e o resto da comunidade seguem para o Norte e Nick avista um helicóptero e um campo de refugiados, mas quando estão na fronteira, são atacados por homens armados.
• Leia aqui a nossa crítica do episódio “North”.
A audiência
Ao passo que na primeira temporada a média aritmética fixou audiência de 7,6 milhões de espectadores e em média simples, 8,37 milhões, o segundo ano da série estabeleceu números médios de 4,18 milhões (média aritmética) ou, 4,83 milhões se ponderado em média simples.
Mesmo com a queda para quase a metade da audiência, Fear the Walking Dead ainda se manteve como o spinoff com o maior apelo de espectadores da história televisiva e, por isso, confirmou um terceiro ano para a série.
Crítica à temporada
Fear em seu segundo ano pecou por ter sobrecarregado a história com diversas tramas e subtramas, que, por tempo, acabaram sendo mal desenvolvidas. Como dito no inicio, é difícil crer que todas as histórias narradas foram realmente encaixadas dentro de uma mesma temporada.
Além disso, o segundo ano trouxe momentos complicados e desnecessários, como o sumiço de Daniel, que era um dos favoritos dos fãs. A sua ausência se prolongou até a metade do terceiro ano e foi tão mal explorada que se configurou de uma forma vazia. Além disso, impossível não citar a morte de Chris sendo revelada dentro de um flashback, como se o personagem não fosse um dos que se enquadrava como protagonista da história.
Mas, se de um lado tivemos problemas, a segunda temporada ofereceu também momentos bastante emblemáticos. As cenas de Nick caminhando entre os mortos e toda a exploração do cenário marítimo foi muito bem aceito pela audiência. Além do mais, levar os personagens para outro país, elevou o apocalipse zumbi a uma nova exposição: culturas diferentes se contrastando. Explorações religiosas e étnicas também formam o rol de acertos do segundo ano.
Esse foi o segundo artigo que visa revisitar as temporadas de Fear the Walking Dead para se tornar material base dos fãs que não lembram da história passada até o fim do quarto ano. Em Março estaremos de volta para revisitar a terceira temporada.
E você, tem algo a falar da 2ª temporada da série? Lembra quais eram suas expectativas com o segundo ano da série? Do que você gostou ou não gostou? Deixe um comentário abaixo.
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2ª Temporada
Walking Cast – Fear #14 – Análise da segunda parte da 2ª temporada
Olá, Infectados!
Está no ar mais um WALKING CAST – edição Fear the Walking Dead!
Surprise, bitches! Vocês acharam que a gente tinha esquecido de Fear the Walking Dead? Olha, talvez até tivéssemos, mas vocês não podem provar. O importante é que nós – Tullio Dias, Ivy Leça e Rafael Façanha – voltamos com um super Walking Cast para falar sobre tudo que aconteceu na segunda metade da temporada. Discutimos a evolução (ou falta dela) dos personagens, as relações-chave da série, a morte mais polêmica de Fear até aqui e muito mais. Vem com a gente porque, ao contrário de Fear, nós não deixamos ponta solta.
Bem, é isso. Ouçam, comentem e espalhem esse vírus ao mundo!
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2ª Temporada
Fear the Walking Dead 2ª Temporada – Comentários do episódio 15: “North” (COM SPOILERS)
Post destinado a comentários do episódio “North” da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Muitos spoilers poderão (e serão) encontrados por aqui. Se você ainda não assistiu e não gostaria ter as surpresas do episódio “estragadas”, não prossiga. Você foi alertado!
Este post está destinado à exposição de ideias sobre tudo o que pode estar acontecendo na série. Utilize os comentários abaixo para compartilhar conosco suas teorias.
SINOPSE: “As ações de Travis causam turbulência no Rosarito Beach Hotel.”
Roteiro: – | Diretor: –
DISCUSSÃO DO EPISÓDIO “NORTH”:
Quando você assume a responsabilidade de se tornar fã – seja de um ator, cantor, autor, ou até mesmo de uma franquia -, é extremamente crível que precise acompanhar todas as situações, afinal, qualquer coisa possui seus altos e baixos. The Walking Dead, como uma franquia, acerta e erra. Como fã, devo admitir que Fear The Walking Dead ficou no meio termo.
Não vou mentir, o começo da segunda temporada me irritou. Tento sempre ser o mais honesto possível em toda discussão semanal, então acho que a transparência precisa existir. Por sorte, é claro, a história foi evoluindo gradativamente e no fim das contas tivemos alguns episódios sólidos. O desenvolvimento dos personagens foi bacana e, por fim, o palco foi montado para a segunda parte do segundo ano com a destruição do paraíso que o grupo conseguiu adentrar graças a Strand.
Com o team Abigail dividido, os episódios restantes trabalharam o psicológico de alguns personagens, entregando novos desafios, personagens, e até mesmo revelando situações interessantes sobre o passado. Enquanto Madison, Strand e Alicia encontravam refúgio em um hotel abandonado, Nick encontrava uma comunidade em Tijuana comandada por um homem que dizia ser imune ao vírus, Ofelia partia para um novo caminho em busca do noivo, e Travis e Chris desenvolviam o relacionamento de pai e filho (enquanto o comportamento psicopata deste vinha à tona aos poucos).
O palco para os dois episódios restantes foi majestosamente montado com, arrisco dizer, o melhor capítulo da temporada, exibido na semana passada. Prometendo resolver de uma vez por todas grande parte das tramas jogadas no decorrer da 2B, “Wrath” e “North” cumpriram bem suas propostas. Entretanto, da maneira mais aleatória e revoltante possível.
Lembrando mais uma vez, aqui expresso apenas a minha opinião. Você tem o total direito de pensar totalmente o contrário, então sinta-se livre para deixar seus conceitos na área de comentários no fim da postagem.
Chris foi, de longe, o mais bem desenvolvido personagem da temporada. A ideia de criar um psicopata mirim aos poucos no apocalipse zumbi já foi abordada anteriormente na série original (Lizzie Samuels, em TWD), mas nunca de forma crescente, com explicações do passado, ou com um tão grande choque de realidade. A simples sensação de ver um pai em desespero após encarar o filho indo em direção a um mundo sujo já é pesada o suficiente para arrecadar pontos ao roteiro. Com a grande chance de continuar o desenvolvimento até transformar um dos mocinhos em vilão, foi isso que a série fez? Ah, claro que não! Fear The Walking Dead jogou um de seus mais promissores personagens no lixo, em uma cena sem sentido, que desafiou tanto as leis da física quanto a própria inteligência do telespectador. Não há como negar, a morte de Chris foi um dos maiores cúmulos que a série já entregou até hoje, e o jogo de coincidências conectando as histórias foi absurda.
Como já era de se esperar, todo o evento acrescentou ao desenvolvimento de Travis, que novamente trouxe seu lado selvagem acima da razão, espancando os responsáveis pela tragédia até a morte. Talvez a perda do filho e da ex-esposa faça com que ele finalmente assuma uma postura e passe a aceitar as novas leis que o mundo exige, e que não existe a salvação que tanto clama.
Com o fluxo da história, Ofelia sequer deu as caras na season finale, tendo pequenas aparições somente no episódio 14. Com a entrada na fronteira, poucos lances de suas habilidades de sobrevivência já provaram que pode vir a se tornar uma interessante integrante da narrativa no futuro – principalmente com o surgimento de um novo e misterioso grupo.
Antes que as tramas se interligassem de vez, mais uma previsível história teve fim: o grande “salvador imune ao vírus” foi revelado como um farsante, enquanto Nick tomou as rédeas da comunidade, partindo então com grande parte dos moradores em direção a um lugar melhor enquanto a “máfia do apocalipse” se preparava para um ataque ao local.
De volta ao hotel, o nível de tensão se ligou a uma iminente sensação de que Travis estava prestes a encontrar seu fim. Dito e feito, o homem foi encurralado, mas salvo por Alicia, que provou atender às expectativas e se tornar mais do que a filha caçula dos Clark. Voltando a um ponto de partida similar ao do começo da temporada, Strand, em seu modo frio e calculista, decidiu continuar no hotel, enquanto a família Clark/Manawa partiu em busca de Nick.
Finalmente conectando mais uma das histórias, Madison e cia. conseguiram chegar a comunidade de Nick, mas infelizmente já era tarde demais – a invasão do grupo inimigo já havia acontecido, e o garoto já estava longe dali, mirando exatamente o encontro de um possível abrigo para sobreviventes ao lado de Luciana e outros membros da extinta comunidade (a propósito, este foi o grande cliffhanger do ano). Coincidentemente, Alicia e Madison encontraram e deram um fim misericordioso a Alejandro que, por incrível que pareça, ainda entregou um ponto de referência para a mãe desesperada.
Fear The Walking Dead entregou uma temporada cheia de altos e baixos: agradou a muitos, decepcionou outros tantos. Como disse no começo do texto, fico no meio termo, aliás, não amei, não odiei. Após este final preguiçoso, guardo apenas a vontade de sentir novamente a mesma ansiedade que um dia tive a oportunidade de usufruir com a série.
E que venha logo o dia 23 de outubro, não é mesmo?!
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